
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) Afya Cametá, instituída por ato da Diretoria, tem por propósito coordenar o processo de autoavaliação, em caráter Institucional, de acordo com as diretrizes, critérios e estratégias estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), prevista no artigo 11 da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, e regulamentada pela Portaria MEC 2.051, de 9 de julho de 2004, em consonância com as diretrizes internas, princípios e critérios definidos pela Instituição de Ensino Superior (IES).
A CPA é responsável por todo o processo de Autoavaliação Institucional, compreendendo as fases de planejamento, sensibilização da comunidade acadêmica, pesquisas de campo, elaboração de relatório(s) e divulgação de resultados.
A autoavaliação é caracterizada por um processo contínuo, que envolve a participação ativa de todos os segmentos da Instituição, buscando promover uma autoanálise, segundo os eixos e as dimensões previstas no SINAES, na perspectiva de relacionar a realidade institucional com o ideal desejado e, assim, refletir sobre o processo de desenvolvimento da Instituição, sua organização e atuação, no constante aprimoramento de suas potencialidades e da melhoria da qualidade do ensino superior.
Para cumprir suas atribuições a CPA conta com o apoio da Reitoria e Administrativa Financeira, das Coordenações de Curso; do Núcleo de Comunicação; do Núcleo de Experiência Discente (NED) e do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED).
A CPA reconhece que todas as conquistas só é possível com a efetiva e ativa participação da comunidade acadêmica nos processos de planejamento, avaliação, discussão dos resultados e contribuição dos gestores e líderes em sua ampla divulgação.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é composta por integrantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e representantes da Sociedade Civil Organizada. Atualmente é definida através de Portaria N° 09 de 18 de Maio 2022.
Roberta Dannyele Oliveira Raiol
Carla Maria Dias Brito
Charles Cesar Tocantins de Sousa
A autoavaliação, ou avaliação interna, é uma das estratégias previstas na legislação federal para melhorar a qualidade da Educação Superior Brasileira, conforme ressaltado na nota técnica n° 65, emitida pelo INEP em 09 de outubro de 2014.
Em conjunto com a avaliação externa, realizada por avaliadores da educação, designados pelo Ministério da Educação (MEC), a avaliação interna tem como finalidade analisar com profundidade os diversos aspectos do desenvolvimento das ações do ensino superior.
Eixos e Dimensões Avaliadas
EIXO 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
Dimensão 8: Planejamento e Avaliação
EIXO 2 – Desenvolvimento Institucional
Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição
EIXO 3 – Políticas Acadêmicas
Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade
Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes
EIXO 4 – Políticas de Gestão
Dimensão 5: Políticas de Pessoal
Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição
Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira
EIXO 5 – Infraestrutura Física
Dimensão 7: Infraestrutura Física
Metodologia
A CPA desenvolve suas atividades de avaliação visando, por meio dos resultados, obter alternativas de melhoria para o cumprimento Missão Institucional e do Plano de Desenvolvimento Institucional da ITPAC Cametá.
Para isso, desenvolve-se um trabalho que vai do planejamento, sensibilização e aplicação do processo avaliativo, por meio de divulgação com banners, cartazes, cards, e-mails, reuniões e divulgação no site da ITPAC Cametá.
A Pesquisa de Autoavaliação Institucional da ITPAC Cametá ocorrerá por meio de questionário de múltipla escolha, em formulário online, em que os respondentes conferem conceitos que vão de 1 a 6, sendo 1 discordo completamente, e 6 concordo completamente. Além destes, o respondente pode colocar que a questão não se aplica a ele ou que não sabe responder.
O formulário é disponibilizado por meio do endereço https://avaliacaoinstitucional.afya.com.br/login , onde, apesar da exigência do CPF, o sistema assegura ao respondente total anonimato, sendo necessário o CPF para identificação, pelo sistema, se o respondente for discente, colaborador ou docente.
Questionários específicos para discentes, docentes e colaborador são criados para acompanhar aspectos específicos dos cinco eixos relacionados a cada tipo de membro da comunidade acadêmica.
Cabe, ainda, ressaltar que outros questionários são aplicados ao longo do ano, via plataforma do Google Forms.
Por meio do Portal do Aluno, do site da institucional, quadro de avisos e de reuniões com as áreas acadêmicas e administrativas da IES, os resultados dos processos avaliativos desenvolvidos pela CPA são amplamente divulgados. Semestralmente, os dados da Avaliação Nominal Docente e da Gestão Acadêmica são atualizados e colocados à disposição de forma detalhada para professores e alunos.
Os resultados das avaliações são também analisados pelos gestores, coordenadores e pela própria CPA, que por meio de reuniões e grupos de debates propõe ações para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição. A CPA também promove a divulgação das demandas apresentadas pelos diversos segmentos da Instituição e informa quais ações estão sendo desenvolvidas para corrigir eventuais fragilidades e aperfeiçoar as potencialidades já identificadas.
A Afya Cametá entende que a Avaliação Institucional é um processo criativo de autocrítica da Instituição, objetivando garantir a qualidade da ação universitária que se materializa como uma forma de se conhecer, identificando potencialidades e fragilidades, que fornecem subsídios para a prestação de contas à comunidade acadêmica e à sociedade.
Assim sendo, a CPA tem trabalhado com empenho no sentido de conscientizar cada vez mais a comunidade acadêmica sobre a concepção da autoavaliação e sua utilização como instrumento de gestão, fortalecendo o processo democrático interno, com legitimidade, transparência e objetividade. De modo que os resultados obtidos nesse processo crítico reflexivo sejam integrados aos processos decisórios nos diversos âmbitos de gestão da Afya Cametá, possibilitando o aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e administrativo, subsidiando a gestão institucional.