Medicina
O modelo pedagógico do curso está em consonância com as mais modernas tendências em Educação Médica, baseado na autonomia, aprendizagem de adultos, crítico-reflexiva e centrada no estudante, que é o sujeito ativo da aprendizagem, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o curso utiliza estratégias ancoradas em métodos ativos de ensino-aprendizagem, preferencialmente em pequenos grupos, onde a motivação, a problematização, a interdisciplinaridade e a vivência prática no sistema de saúde permitem uma individualização da experiência educacional do aluno.
O curso de graduação em Medicina (12 períodos) tem como objetivo principal formar profissionais éticos e generalistas, com visão humanística, crítica e reflexiva, aptos para o exercício da medicina na Rede de Atenção à Saúde, com ênfase na Atenção Primária em Saúde e nos serviços de urgência e emergência, atuando nas áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde; bem como preparar para a participação no desenvolvimento social, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade social, espírito científico, do pensamento reflexivo e da criação cultural.
Os cenários de prática utilizados consistem nas unidades básicas de saúde, na Unidade de Pronto Atendimento e no Hospital local, espaços de cuidado e assistência e espaços de aprendizagem, prezando a qualidade do cuidado.
Assim, o egresso do curso de Medicina da nossa instituição deverá ser um médico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, eticamente, de forma resolutiva no processo saúde-doença, em seus diferentes níveis de atenção - em especial no âmbito da atenção primária e na rede de urgência e emergência, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde, com foco nos indivíduos, na família e na comunidade, na perspectiva da integralidade e da abrangência do cuidado em saúde, desde o atendimento até a gestão, com senso de responsabilidade socioambiental, justiça, cidadania e defesa da dignidade humana.
A carga horária do curso está dividida de 1º ao 8º períodos em 4.400 horas, Estágio Curricular (Internato 9º ao 12º períodos) com 2.630 horas, Disciplinas Eletivas 200 horas, TCC com 50 horas e Atividades Complementares com 210 horas, totalizando 7.490 horas.
Duração: 12 períodos
Turno: integral
Modalidade: presencial
Grau: bacharelado
Total de Vagas: 50 vagas anuais
Coordenador: Professor Doutor Esdras Edgar Batista Pereira
Processo Seletivo
A ITPAC Cametá utiliza as notas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou Vestibular On-line para o ingresso dos alunos no curso de Medicina.
COORDENADOR
Ao coordenador do curso de medicina compete:
- Coordenar e supervisionar as atividades dos Colegiados de Curso de Medicina;
- Elaborar o horário de aulas do curso, encaminhando-o ao Colegiado para aprovação e à Diretoria Acadêmica para consolidá-lo;
- Convocar e presidir as reuniões dos Colegiados de Curso;
- Orientar os discentes quanto aos aspectos acadêmicos e pedagógicos, por ocasião da matrícula e da renovação de matrícula, em articulação com a Secretaria de Registros e Controle Acadêmicos;
- Divulgar as atividades e decisões do Colegiado de Curso
- Orientar e acompanhar a vida acadêmica dos discentes;
- Avaliar o desempenho dos docentes vinculados à Coordenação de Curso;
- Manter permanente articulação com as Coordenações de Pesquisa e de Extensão, entre outras atribuições emanadas do Regimento Interno do ITPAC Cametá.
DOCENTES
ALOISO SAMPAIO SOUZA
MÉDICO
Titulação: Mestre
ÁLVARO JOSÉ DE ALMEIDA PINTO
BIÓLOGO
Titulação: Doutor
ANA CLÁUDIA VIANA WANZELER
MÉDICA
Titulação: Doutor
ARTUR NASCIMENTO BARBEDO COUTO
PSICÓLOGO
Titulação: Doutor
BRUNA PUTY SILVA GOMES
BIOTECNÓLOGA
Titulação: Doutor
CAMILA MIRANDA ABDON
MÉDICA
Titulação: Mestre
CÁSSIA DE BARROS LOPES
MÉDICA
Titulação: Doutora
CHRISTIANO VIEGAS
MÉDICO
Titulação: Mestre
DIONEI CARDOSO PEREIRA
MÉDICO
Titulação: Especialista
ESDRAS EDGAR BATISTA PEREIRA
MÉDICO
Titulação: Doutor
GRACILEIDE MAIA CORRÊA
ENFERMEIRA
Titulação: Mestre
ÍTALO ANTUNES FRANÇA BARBOSA
MÉDICO
Titulação: Especialista
JADSON WANZELER DE MORAES
MÉDICO
Titulação: Especialista
JEDSON GLEIZER SOUZA PINHEIRO
MÉDICO
Titulação: Especialista
JOCYANE DE SOUZA ANDRADE
MÉDICA
Titulação: Especialista
MARCELLA KELLY COSTA DE ALMEIDA
FARMACÊUTICA
Titulação: Doutora
MÁRCIA DE JESUS OLIVEIRA VALENTE
ENFERMEIRA
Titulação: Mestre
MARIA HELENA CRUZ RODRIGUES
BIOMÉDICA
Titulação: Doutora
MARIA PAULA ANTUNES VALE DA SILVA
MÉDICA
Titulação: Mestre
MARIANNE RODRIGUES FERNANDES
BIOMÉDICA
Titulação: Doutora
MAURO DE MEIRA LEITE
BIMÉDICA
Titulação: Doutor
ROBERTA DANNYELE OLIVEIRA RAIOL
BIÓLOGA
Titulação: Mestre
TARCÍSIO ANDRÉ AMORIM DE CARVALHO
BIOMÉDICO
Titulação: Doutor
TEREZINHA DE JESUS VALENTE DUARTE GOMES
MÉDICA
Titulação: Especialista
WANDERSON GONÇALVES E GONÇALVES
BIÓLOGO
Titulação: Doutor
Plano de curso
1º Período
SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS I
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE I
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS I
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO I
MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA I
2º Período
SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS II
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE II
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS II
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO II
MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA II
3º Período
SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS III
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE III
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO III
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III
MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA III
4º Período
SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS IV
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE IV
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO IV
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS IV
MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA IV
5º Período
SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS V
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE V
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO V
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS V
MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA V
TRABALHO CIENTÍFICO DE CURSO I
6º Período
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE VI
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO VI
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS VI
CLÍNICAS INTEGRADAS I
7º Período
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE VII
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO VII
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS VII
CLÍNICAS INTEGRADAS II
TRABALHO CIENTÍFICO DE CURSO II
8º Período
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE VIII
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO VIII
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS VIII
CLÍNICAS INTEGRADAS III
9º Período
ESTÁGIO CURRICULAR EM SAÚDE COLETIVA
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE I
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE II
10º Período
ESTÁGIO CURRICULAR EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS I
ESTÁGIO CURRICULAR EM SAÚDE MENTAL
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM CLÍNICA MÉDICA I
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM PEDIATRIA I
11º Período
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM CLÍNICA CIRÚRGICA I
ESTÁGIO CURRICULAR EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS II
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II
12º Período
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM PEDIATRIA II
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM CLÍNICA MÉDICA II
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM CLÍNICA CIRÚRGICA II