
Núcleos e comissões
O Núcleo de Experiência Discente é um espaço que tem como principal objetivo oferecer atendimento psicopedagógico e encaminhamento especializado aos discentes da graduação e pós-graduação com a finalidade de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, bem como, n desenvolvimento pessoal e profissional do acadêmico, visando o comprometimento com o aprendizado, sendo este o principal valor da Instituição.
Trabalha visando desenvolver medidas que contribuam para a melhoria da qualidade de ensino, na relação professor(a)/estudante, buscando atuar preventivamente nos impactos das dificuldades pertinentes ao processo de formação dos estudantes.
O Núcleo de Experiência Discente visa desenvolver os seguintes procedimentos:
a) Escuta;
b) O apoio;
c) A avaliação das demandas psicopedagógicas;
d) O acolhimento psicológico;
e) O encaminhamento dos estudantes;
f) O envolvimento da família no processo sempre que necessário;
g) O acolhimento dos estudantes transferidos;
h) A promoção da adaptação, integração, a fim de contribuir no processo da formação profissional;
i) A realização, em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente – NAPED, de orientações aos docentes, no que tange às questões de ensino e aprendizagem específicas a alunos que necessitem de alguma adaptação pedagógica;
j) A promoção de ações de acessibilidade pedagógica;
k) Acompanhamento de projetos culturais que possibilitem a convivência dos acadêmicos com a diversidade socioeconômico-cultural.
NAPED
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), no âmbito da estrutura organizacional da ITPAC Cametá, caracteriza-se como um órgão de apoio didático-pedagógico, subordinado à Diretoria e Coordenação Acadêmica, constituindo-se um instrumento de acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação das práticas pedagógicas do curso de Graduação Medicina da Instituição.
Objetivos
- Qualificar, sistematicamente, os processos educativos do sistema de ensino da Instituição, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina;
- Orientar e acompanhar os docentes sobre as competências de caráter didática pedagógica e metodológica;
- Estimular práticas e condutas docentes em consonância com os preceitos do regimento interno institucional;
- Promover a permanente atualização do corpo docente a partir de atividades que estimulem o desenvolvimento de competências educacionais teórico práticas;
- Desenvolver grupos de Estudos em Metodologias Ativas, Medicina Baseada em Evidências e Educação Médica Continuada;
- Contribuir com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) nos processos avaliativos institucionais;
- Contribuir com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) na aplicação e reestruturação do Projeto Pedagógico, visando sua permanente melhoria e efetivação da missão institucional;
- Acompanhar e colaborar periodicamente com as atividades do Núcleo de Experiência Discente (NED);
- Desempenhar atividades que recaiam no âmbito de suas competências e aquelas delegadas ou definidas pela Direção e ou Coordenação Acadêmica.
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