NÚCLEOS E COMISSÕES

NED

O Núcleo de Experiência Discente é um espaço que tem como principal objetivo oferecer atendimento psicopedagógico e encaminhamento especializado aos discentes da graduação e pós-graduação com a finalidade de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, bem como, n desenvolvimento pessoal e profissional do acadêmico, visando o comprometimento com o aprendizado, sendo este o principal valor da Instituição.

Trabalha visando desenvolver medidas que contribuam para a melhoria da qualidade de ensino, na relação professor(a)/estudante, buscando atuar preventivamente nos impactos das dificuldades pertinentes ao processo de formação dos estudantes.

O Núcleo de Experiência Discente visa desenvolver os seguintes procedimentos:

a) Escuta;

b) O apoio;

c) A avaliação das demandas psicopedagógicas;

d) O acolhimento psicológico;

e) O encaminhamento dos estudantes;

f) O envolvimento da família no processo sempre que necessário;

g) O acolhimento dos estudantes transferidos;

h) A promoção da adaptação, integração, a fim de contribuir no processo da formação profissional;

i) A realização, em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente – NAPED, de orientações aos docentes, no que tange às questões de ensino e aprendizagem específicas a alunos que necessitem de alguma adaptação pedagógica;

j) A promoção de ações de acessibilidade pedagógica;

k) Acompanhamento de projetos culturais que possibilitem a convivência dos acadêmicos com a diversidade socioeconômico-cultural.

NAPED

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), no âmbito da estrutura organizacional da Afya Cametá, caracteriza-se como um órgão de apoio didático-pedagógico, subordinado à Diretoria e Coordenação Acadêmica, constituindo-se um instrumento de acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação das práticas pedagógicas do curso de Graduação Medicina da Instituição.

Objetivos

  • Qualificar, sistematicamente, os processos educativos do sistema de ensino da Instituição, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina;
  • Orientar e acompanhar os docentes sobre as competências de caráter didática pedagógica e metodológica;
  • Estimular práticas e condutas docentes em consonância com os preceitos do regimento interno institucional;
  • Promover a permanente atualização do corpo docente a partir de atividades que estimulem o desenvolvimento de competências educacionais teórico práticas;
  • Desenvolver grupos de Estudos em Metodologias Ativas, Medicina Baseada em Evidências e Educação Médica Continuada;
  • Contribuir com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) nos processos avaliativos institucionais;
  • Contribuir com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) na aplicação e reestruturação do Projeto Pedagógico, visando sua permanente melhoria e efetivação da missão institucional;
  • Acompanhar e colaborar periodicamente com as atividades do Núcleo de Experiência Discente (NED);
  • Desempenhar atividades que recaiam no âmbito de suas competências e aquelas delegadas ou definidas pela Direção e ou Coordenação Acadêmica.
Contato

naped@cameta.itpac.br

(91) 2992-0990